Santa Casa cumpriu a tradição distribuíndo o Pão de Santo António
A Santa Casa da Misericórdia, cumprindo os seus estatutos, voltou a honrar a tradição, com a celebração da distribuição do pão de Santo António de Lisboa, uma característica da devoção àquele grande Santo português.
A eucaristia solene foi celebrada pelo Capelão da Santa Casa, padre Manuel Galvão e abrilhantada pelo Grupo de Animação Litúrgica da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, com a participação de utentes e muito povo que acorreu à Igreja dos Frades da cidade da costa norte de S. Miguel.
Este culto secular faz parte do Compromisso da Misericórdia da Ribeira Grande que, desde tempos imemoráveis, leva a cabo anualmente, indo ao encontro da fé muito enraizada na religiosidade popular, que ainda perdura com grande entusiasmo.
Por outro lado, o Museu do Franciscanismo aproveitou a oportunidade para levar a cabo uma iniciativa interessante de incentivar o “roubo” do Menino Jesus de Santo António, iniciativa que igualmente faz parte da devoção ao conhecido santo casamenteiro, pois as donzelas que pretendiam arranjar noivo iam sorrateiramente à Igreja dos Frades buscar a imagem do Menino Jesus de Santo António para levá-lo para casa, colocando-o dentro do forno com uma vela acesa, até que o Santo lhe arranjasse namorado, devolvendo- o, então, de imediato à igreja.
Para tal foi benzido uma pequena imagem que ficará disponível no altar de Santo António de Lisboa.
No final da eucaristia, foi realizada a cerimónia da bênção do pão de Santo António e distribuído pela população.
|
Relacionado |
|
|